Avançar para o conteúdo principal
  • Erasmus+

Por “media” acima da média

Não é numa semana que te consegues transformar num órgão da comunicação social, ainda assim, consegues, definitivamente, tornar-te mais consciente dos mecanismos envolvidos. Foi isso que fomos fazer na companhia de outros jovens das mais diversas partes da Europa.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 31 segundos

Fomos ali ao lado num instante “medir” o estado da literacia dos media na Europa e voltámos com ainda mais questões. Graças aos nossos amigos da Czech Inspire tivémos o privilégio de passar 6 dias embalados pelo som do rio Doubrava em Chotěboř, República Checa. 

 Pudemos refletir sobre como somos afetados (e afetamos) as mensagens que nos são transmitidas e transmitimos. Ora, e nada mais eficaz para entender como algo funciona do que inserir-nos no próprio sistema. A teoria básica não pode faltar, há que amaciar o terreno e ter a certeza de que todos estamos a falar o mesmo “código”. 

Assim que o grupo está sintonizado, há que colocar os nossos chapéus de “ator” e agir como se fôssemos uma das engrenagens do motor dos media. E calma aí se já estás a começar a suar e a pensar: “Chapéu de ator?” . Porque não só de palavras se fazem as mensagens ou os media, usufruímos da versatilidade dos movimentos dos nossos corpos para transcrever um artigo de jornal através de 5 imagens, recorrendo ao que se chama “Teatro Jornal”. 

Queres saber mais sobre as técnicas usadas para capturar a tua atenção e te deixar vidrado num conteúdo que nem sabes porque estás a ver? E que tal… criares o teu próprio jornal? As árvores agitavam-se, caíam perto de nós e a nossa curiosidade só aumentava. Afinal, se esta história tivesse saído no jornal, como teria sido contada? Nós experimentámos. O resultado? Sensacional(ista). Talvez penses que segues a honestidade total e completa e dizes apenas e somente a mais pura das verdades. Talvez, depois de descobrires todas aquelas técnicas dos media te sintas manipulado e traído. Mas será? 

Ainda que tenham sido dias de educação não formal, vestimo-nos a rigor para toda a aprendizagem que nos esperava (assim como para o frio que espreitava lá fora). Foi num tom sempre convidativo e recheado de espírito de equipa que passámos esta semana. Não sei se a educação não formal é substituta de outras formas de aprendizagem mas, talvez, seja altura de lhe ser dado mais tempo de antena.

O nosso trabalho ainda não acabou, temos questões e dados para recolher. Será que conheces alguma “narrativa tóxica” na comunidade aveirense? Se sim, vem até nós! 

Talvez esteja a sofrer de efeitos de priming mas esta foi, realmente, mais uma experiência incrível. Facto ou opinião? Depende da perspetiva.

O Curso de Formação Transformation foi realizado ao abrigo do Programa Erasmus+ e da Agência para Programas Internacionais para Jovens. Se quiseres saber mais sobre este e outros programas, visita a nossa página Erasmus+ e contacta-nos. Não percas estas oportunidades.

Liliana Macedo