Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Uma despensa repleta de solidariedade

200 kg de bens alimentares e de higiene foram recolhidos com a ajuda dos alunos do Agrupamento de Escolas de Aveiro na nossa “Despensa Solidária”. Estes serão entregues a famílias carenciadas dos concelhos de Aveiro e Ílhavo.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 6 segundos

© Helder Berenguer

A onda solidária voltou a passar pelas escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro!

As estatísticas da “Pordata” mostram que, em 2020, 27,1% da população portuguesa encontrava-se em risco de pobreza. Este valor corresponde a um aumento de 5,5% face a 2019, e é resultado, em parte, da pandemia de COVID-19. Esta situação levou ao aumento do número de pessoas em situação vulnerável e a precisar de apoio, o que veio dificultar, ainda mais, a capacidade das Instituições de Solidariedade Social de atender a todos estes pedidos. É neste sentido que surge a “Despensa Solidária”.

Ao longo do mês de maio a nossa “Despensa Solidária” passou por três estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Aveiro:  Escola Básica da Glória, Escola Básica João Afonso e Escola Secundária Homem Cristo. Foram recolhidos 200 kg de bens alimentares e de higiene, entre eles massa, arroz, enlatados, leite, papas lácteas, cereais, sal, bolachas, café solúvel, chá, fraldas para crianças, champôs, gel de banho, pensos higiénicos, lâminas de barbear, escovas e pastas de dentes, desodorantes e até mesmo produtos de limpeza.

Conseguimos sensibilizar os mais jovens e as suas famílias para a necessidade de combater este flagelo através de uma postura mais proativa e interventiva. Inclusive, a Escola Básica da Glória publicou a ação no blog da escola e as escolas pediram para a nossa despensa solidária ficar na escola permanentemente, pois era muito gira e a ação era diferente e impactante.

Os bens recebidos serão recolhidos pela associação e reencaminhados para as IPSS’s locais, Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas (ASSCMA) que, por sua vez, poderão acudir as famílias mais carenciadas que, grande parte delas, vivem com um Rendimento Social de Inserção de 186,66€ e uma renda de 200€ para pagar. Esta ação foi recebida de braços abertos por todos os seus participantes, mostrando que a solidariedade aveirense está viva e recomenda-se!

A “Despensa Solidária” foi feito em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, o  Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo e a Associação de Solidariedade Social Casa Mãe de Aradas.Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Beatriz Meneses