Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Intervenção Urbana

“Bem me quer, ser a pétala da tua flor”

Neste dia de S. Valentim, distribuímos mais de 300 flores de papel pelo centro da cidade de Aveiro. Sob o mote “espalhar o amor”, estes bem-me-quer são compostos por diferentes pétalas com frases carinhosas para serem oferecidas àqueles que tornam a nossa vida mais feliz.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 31 segundos

© Helder Berenguer

Oferecer flores no dia de S. Valentim até pode parecer pouco original, mas este símbolo clássico da celebração do amor pode ser um meio de refletir sobre alguns conceitos importantes. Conceitos como o romance, a amizade ou a empatia, que são por vezes assombrados por uma sociedade fragmentada, onde a relação com a comunidade parece ser cada vez mais distante e amorfa. Neste sentido, o desafio para a edição de 2023 do “Valentino”, o projeto da Agora Aveiro que assinala o dia de São Valentim, era criar uma reação em cadeia capaz de abranger todos os diferentes tipos de manifestação do amor. Assim, surgiu o “Bem me Quer”, materializado na forma de um origami modular inspirado pelo design “Plumeria Floral Ball” de Meenakshi Mukerji. Este, composto por diferentes pétalas destacáveis nas quais estão dispostas frases que apelam à nossa relação com os outros, tem como propósito convidar quem as recebe a participar numa corrente e “espalhar o amor” entre aqueles que, ao longo de todo o ano, fazem as nossas vidas mais felizes.

O “Valentino” saiu à rua na tarde do dia 14 de fevereiro na Praça do Doutor Joaquim de Melo Freitas, na Praça da República e junto à Ponte dos Laços de Amizade, onde foram distribuídas mais de 300 flores de papel! Estas flores foram recebidas com alguma surpresa e com muito carinho por parte de quem teve a feliz coincidência de nos encontrar na rua. De um modo geral, a receção foi bastante positiva, provocando algumas reações mais espontâneas e contribuindo para alegrar o dia daqueles que receberam as nossas flores. Mas, também, dos nossos voluntários, que finalmente viram os frutos do seu trabalho incansável ao longo das últimas semanas transformar-se em realidade.

Nas palavras da nossa voluntária, Maria João Pereira: 

Este projeto transcendeu a comemoração do Dia dos Namorados. Mais que o assinalar de uma data, foi uma troca genuína de amor. Muitas das pessoas que abordámos não acreditavam que um grupo de jovens estava a dar voluntariamente flores sem contrapartidas, mas quando se apercebiam, notava-se uma mistura de felicidade com incredulidade. Acho que se restaurou, mesmo que por instantes, a esperança de que o amor pode ser distribuído sem um preço, embora no final de contas tenhamos saído todos mais ricos.

Tal como um jardim, o amor não deve ser cultivado apenas uma vez por ano e, por isso, ações deste género são um bom motivo para nos lembrarmos do quão importante é estarmos conectados com aqueles que nos rodeiam.

O “Valentino” é um ação incluída no projeto “Random Acts of Kindness” da Agora Aveiro que conta com o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Carlos Correia