Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Balcões com vista para a floresta

O Green Friday é o projeto que transforma os investimentos no comércio local de Aveiro em árvores nativas.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 56 segundos

© Helder Berenguer

Nesta Black Friday dá um desconto à Floresta!” voltou a ser o mote para a 5.ª edição do Green Friday que se realizou entre os dias 25 e 30 de novembro de 2022. Este projeto procurou aliar o apoio ao comércio local à sensibilização ambiental.

Aveiro acordou, em plena Black Friday, durante a qual há maior tendência para um consumo excessivo em grandes superfícies, com pequenos vasos biodegradáveis com trigo, em vários recantos da cidade, com o objetivo de colocar o comércio local no mapa e no trajeto de todos os que pelas ruas foram passando. O apelo era simples: dentro de um consumo consciente e sustentável, optar pelo comércio local. Nos últimos anos, devido ao impacto da pandemia, o Green Friday ganhou ainda mais importância e, este ano, com o aumento do custo de vida, a sua relevância intensificou-se. 

Durante o Green Friday, cada compra de valor igual ou superior a 5 euros, nos 19 estabelecimentos aderentes, foi convertida numa árvore nativa. Estas árvores, 564 no total, foram plantadas no passado dia 6 de março na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro pelos alunos do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe de Cacia. Esta atividade, que contou com a participação de 132 crianças e com a colaboração da Associação Florestal do Baixo Vouga, do Município de Aveiro e do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, é o culminar de um longo e árduo trabalho levado a cabo por estes alunos no âmbito do projeto "Greenhouse - Plantar Aveiro". Contribuíram assim para a recuperação da floresta nativa, para a resiliência contra incêndios e para a conservação da biodiversidade. 

O “Green Friday" faz parte do projeto "Plantar o Futuro" da Agora Aveiro. Foi realizado em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro e o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe de Cacia. Contou com a Macro Makers como "Main Partner", DreamMedia e Caetano Auto como "Golden Partners" e Casa Martelo e Sementes Vivas como "Silver Partners". Teve ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Ana Cristina Rodrigues