Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Avós, netos e muitos afetos

Dia 26 de Julho celebra-se o Dia dos Avós e claro que a Agora Aveiro não podia deixar passar a data em branco!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 34 segundos

Como forma de celebração do “Dia dos Avós” decidimos fazer um livro com aquelas receitas que aquecem os corações dos netos e que só os avós sabem fazer. Para isto pedimos ajuda aos avós e netos de Aveiro, que prontamente se disponibilizaram para escrever o livro de receitas que aqui partilhamos. O conceito era simples: os avós escreviam as receitas preferidas dos seus netos e, para abrir o apetite, os mais pequenos ilustravam-nas. É desta forma que surge o mais delicioso projeto da Agora Aveiro, Avós, Netos e Muitos Afetos.

Link para o Livro: https://issuu.com/agoraaveiro/docs/livrodereceitas    

Como gostamos de desafios e achámos que um livro de receitas era pouco para demonstrar a importância da relação entre avós e netos, convidámos alguns miúdos e graúdos para confecionarem as receitas que escreveram e ilustraram para o livro. O resultado é um vídeo cheio de sorrisos rasgados na hora de cozinhar, e ainda maiores quando o assunto é provar os pratos preparados, mostrando que a cozinha é um excelente mote para juntar avós e netos! Antes de se equiparem a rigor com aventais e gorros de cozinheiro para porem as mãos na massa, aproveitámos e fizemos algumas perguntas sobre a sua relação. Se ainda restassem dúvidas, a resposta unânime, por vezes mais tímida, outras mais despachada, esclarece que lá em casa todos os netos ajudam os avós na cozinha. Os mais velhos, por seu lado, recordam com carinho os seus avós e os momentos que passaram juntos. E quando questionados sobre o que é ser avô, ouviu-se mais do que uma vez, que “Ser avô é ser um segundo pai, mas com mais experiência e com mais tempo”.

Avós, Netos e Muitos Afetos enquadra-se na área de “Inclusão e Sensibilização Social” e faz parte da mais recente edição do projeto Encontro de Gerações, que pretende realçar a importância da partilha de conhecimentos e experiências entre gerações, sensibilizando também para a diferença de realidades entre elas. O livro de receitas e o vídeo são a materialização deste encontro de gerações.

Esta ação realizou-se em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Branco no Prato, PedroCerqueira.com, Núcleo de Cinema e Fotografia – AAUAv e HB Photography. Contou ainda com o saboroso apoio da BioBom – Lojas Alimentares, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e Câmara Municipal de Aveiro.

Agora Aveiro