Avançar para o conteúdo principal

Boot Camp - Capacita a Tua ONG

Nos dias 18 e 19 de maio realizou-se a formação “Gestão de Projetos – Capacita a Tua ONG”, organizada pela Agora Aveiro no Feedback Institute.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 5 segundos

© Helder Berenguer

A gestão de projetos tem um papel de destaque no dia-a-dia das organizações não-governamentais. Mas formações específicas nesta área são reservadas, na sua maioria, a organizações de maior dimensão ou têm um custo elevado. Fazendo com que pequenas organizações ou pessoas singulares não consigam aceder com facilidade a estas oportunidades. Juntando a isto que o facto de a gestão de projetos ser, hoje em dia, uma competência requerida e apreciada por muitas empresas, estas formações valorizam também o currículo dos participantes.

Assim, decidimos criar um bootcamp em que pudéssemos trabalhar a temática da gestão de projetos, com o objetivo de preparar os participantes para desenvolver, de uma maneira eficiente, realista e cujo impacto seja mensurável, todas as fases de um projeto, desde a idealização à avaliação de impacto. Alguns dos temas abordados foram: liderança, comunicação e trabalho em equipa; detetar problemas, necessidades e prioridades; objetivos, metodologias, calendarização e recursos; desenvolvimento, acompanhamento e controlo do projeto; liderança, comunicação e trabalho em equipa.

Esta formação decorreu sob a orientação dos formadores Norberto Amaral (Managing Partner na Cultiv e Presidente da SpreadXevents, associação que dá corpo legal ao TEDx Porto) e Alexandre Fonseca (Gestor de Projetos na DYPALL Network e participante na formação financiada pelo programa Erasmus+ “Youth Organizations and Project Management”).

Os recursos metodológicos utilizados foram próprios do contexto de educação não-formal, com o objetivo de estimular uma atitude crítica e reflexiva sobre as experiências pessoais e profissionais dos participantes, assim como o seu potencial criativo. Os conteúdos teóricos serviram para criar uma base sólida a partir da qual os participantes pudessem executar a exploração prática de criação de um projeto do início ao fim. Nesta formação, a experiência de criar, desenvolver e gerir um projeto procurou criar uma experiência vivida, em que a aprendizagem possa ser mais facilmente consolidada e projetada em experiências futuras. Pois acreditamos que os participantes vão aplicar os conteúdos e técnicas apreendidos, não somente no contexto associativo, mas, também, nos seus projetos pessoais, fazendo deles multiplicadores dos princípios aprendidos nas suas comunidades.

"Nesta formação aprendi muito sobre liderança, trabalho em equipa, gestão e planeamento de projetos de uma forma muito dinâmica. Ficou aquele bichinho de "querer mais" já que os temas eram tão abrangentes para tão pouco tempo. Uma formação que tem que voltar a acontecer!" - Ana Sofia Mendes

"Uma formação que alia o conhecimento e o trabalho de equipa à diversão e bem-estar que se espera de um bom fim-de-semana" - Nuno Afonso

O Boot Camp “Gestão de Projetos – Capacita a tua ONG” é um projeto Agora Aveiro que conta com a parceria do SPEAK Aveiro. Tem o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. através do programa "Formar+".

Liane Carvalho