Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Intervenção Urbana

Vais Continuar A Olhar Apenas para ti?

Enquadrada na promoção da cidadania e no combate à exclusão social, lançámos mais uma edição do projeto “Precisas? Então Leva”, no passado dia 17 de outubro.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 49 segundos

© Helder Berenguer

Enquadrada na promoção da cidadania e no combate à exclusão social, lançámos mais uma edição do projeto “Precisas? Então Leva”, no passado dia 17 de outubro.

A erradicação da pobreza era um dos objetivos do milénio que devia ter sido cumprido até 2015. Ainda assim, em Portugal, por cada 10 pessoas, 2 vivem com menos de 400€ mensais. Destas cerca de 3400 são sem-abrigo.  

A cidade de Aveiro acordou com um apelo à reflexão no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas encontrava-se um guarda-fatos, uma peça de mobília mais expectável de encontrar num quarto. No espelho do armário podia ler-se “Vais Continuar a Olhar Apenas para Ti?” e no interior foram colocadas roupas que poderiam ser levadas por quem assim o entendesse. Procuramos chamar a atenção de quem passa para a pobreza e apelar à entreajuda e solidariedade para com aqueles para quem as ruas têm de ser casa

Na lateral do armário era possível encontrar informação sobre o Projeto Giros, desenvolvido pela IPSS Florinhas do Vouga, que apoia as pessoas que habitam nas ruas de Aveiro. Assim como uma lista das necessidades mais urgentes para quem pretendesse contribuir para esta causa.

Quem quiser doar bens, pode fazê-lo na sede do Projeto Giros, na Rua Santa Maria da Feira, nº33, Bairro de Santiago, de 2ª a 6ª feira, das 09H00 às 13H00.

Principais bens em falta:

Champô e gel de banho, lâminas e espuma de barbear, desodorizantes, escovas e pastas de dentes, roupa interior, calças de ganga, agasalhos, calçado (sapatilhas), sacos-cama, cobertores.

O "Precisas? Então leva!" é uma ação da Agora Aveiro feita em parceria com a IPSS Florinhas do Vouga. Conta com o apoio da Casa Martelo e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Ana Rodrigues