Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Os Guardiões da Natureza regressaram

“Está na hora de arregaçar as mangas! Estão prontos para sujar as mãos?” Foi assim que começou a atividade promovida pela Agora Aveiro, no passado dia 5 de junho, no parque Infante D. Pedro, em Aveiro.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 9 segundos

Este projeto contou com uma equipa muito especial de Guardiões da Natureza e dos seus pequenos aprendizes, crianças das escolas primárias de Aveiro, que nos ajudaram a celebrar o Dia Mundial do Ambiente no Eco Aventura 2019. Para os mais curiosos, mais do que uma atividade de educação ambiental sobre as ameaças a que as florestas estão sujeitas, o “Semear o Futuro” é também uma forma prática e lúdica de consciencializar as crianças para a importância das florestas e de contribuir para o desenvolvimento de cobertos vegetais. Mais ainda, pretende trazer as crianças às origens de arregaçar as mangas e meter as mãos na terra!

As bombas de sementes, ou “seed bombs” como gostamos de lhes chamar, foram as “armas” de eleição dos Guardiões da Natureza, mas não são umas “armas” comuns. Sob a forma de uma pequena bola, são compostas por uma mistura de argila com substrato e sementes de alfafa, lavanda, erva-de-são-joão e trevo. De forma a torná-las mais especiais, as crianças puderam também personalizá-las com diversos pós coloridos.

As crianças aprenderam também que a composição das “seed bombs“ tem diversas funções: a argila protege as pequenas sementes de condições adversas e de animais que poderiam comê-las antes de germinarem, enquanto que o substrato ajuda a fornecer os nutrientes necessários para a planta se continuar a desenvolver. Quando a chuva chega, a argila desfaz-se e as sementes germinam para que comecem a criar condições ótimas para que possam crescer florestas! Aos conhecimentos adquiridos juntam-se ainda os bons momentos de gargalhadas partilhadas entre Guardiões da Natureza e os seus pequenos aprendizes.

O "Semear o Futuro" é uma ação integrada no projeto Plantar o Futuro. Conta com o patrocínio da Sementes de Portugal, através da oferta de sementes, e Argex, através da oferta de argila. Tem ainda o apoio do Município de AveiroIPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Agora Aveiro