Avançar para o conteúdo principal
  • Erasmus+

Mighty Atlas of People and Stories

Os participantes foram “cartógrafos” de mapas com histórias, acordaram no meio da natureza e adormeceram sob céus de chuvas de estrelas

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 24 segundos

A Agora Aveiro fê-lo de novo. Desafiámos 30 jovens de diferentes países da União Europeia a repensar barreiras artificias, durante o Intercâmbio “MAPS: Mighty Atlas of People and Stories”, em São Jacinto, Aveiro, no âmbito do Programa Erasmus+.

Esta não é a primeira onda que apanhamos. Em 2014 e 2015 dinamizámos os nossos Intercâmbios de Jovens (Youth Exchange), os projetos “WAVE”, onde se debateram estilos de vida sustentáveis e a conservação da natureza.

Na edição deste ano, os participantes foram “cartógrafos” de mapas com histórias, acordaram no meio da natureza e adormeceram sob céus de chuvas de estrelas, no campo de escuteiros de Aveiro, a 400 metros do Oceano Atlântico. Através de diversos exercícios de educação não formal, role play, debates e workshops exploraram os agentes que moldam a identidade e foram além dos estereótipos associados às culturas. Identidades multi-locais e a visão da cultura como um caleidoscópio dinâmico e não um museu onde é proibido tocar incutiram nos jovens o pensamento crítico e a sensibilização para a cidadania ativa. 

O projeto MAPS foi desenvolvido em parceria com as associações: Radi Vidi Pats (Letónia), Mentor Split (Croácia), Mladiinfo Slovensko (Eslováquia), Hang-Kép Egyesület (Hungria) e NUR (Italia). Este projeto foi financiado pelo Programa Erasmus+.

Jéssica Jacinto