Avançar para o conteúdo principal
Mariana Vasconcelos

CleanUp Aveiro

A tua cidade, o nosso planeta

Deslizar para o conteúdo principal

Uma ação local, um impacto global

Percorrer a rua e reparar nas beatas espalhadas pela calçada ou estender a toalha na praia e constatar que, antes de nós, esteve naquele sítio alguém que deixou para trás uma garrafa de plástico. São pequenos gestos que até podem parecer insignificantes - afinal “é só uma beata!” - mas, quando vamos a somar todas estas pequenas ações, chega-se a uma conclusão inegável e assustadora: o planeta está a ficar cheio de lixo.

O “CleanUp Aveiro” junta os esforços da comunidade - de cidadãos individuais, associações, empresas e outras entidades - em torno de um objetivo comum: fazer das nossas ruas, e do nosso planeta, um lugar mais limpo. O projeto representa um movimento cívico que envolve ativamente a comunidade em ações de recolha de resíduos nas ruas, florestas, rios e praias da região, sensibilizando para uma mudança de pensamentos e atitudes.

1323

Quilos de lixo recolhidos

296K+

Beatas apanhadas

1600+

Voluntários

Como é que o projeto surgiu?

Este projeto nasceu a partir da “Patrulha da Beata”, uma iniciativa organizada pela Agora Aveiro, em 2020, para assinalar o “Dia Mundial do Não Fumador”. Em plena pandemia, e em pouco mais de uma hora, um pequeno grupo de voluntários da associação recolheu cerca de 5300 beatas das ruas de Aveiro. Esta atividade, embora simbólica, serviu de sinal de alerta para o problema do descarte indevido de beatas.

Em 2021, cria-se o atual “CleanUp Aveiro” que, para além das recolhas de beatas, passa também a organizar ações de recolha de lixo na Ria de Aveiro e nas praias da região - Costa Nova, Costinha, Vagueira e Barra.

Porque é que nos preocupamos?

Todos os anos vão parar aos oceanos 8 milhões de toneladas de plástico[1]. A este valor acresce as 4,3 mil milhões de beatas que são descartadas para o chão, em todo o mundo[2]. Apesar da lei prever multas pesadas para quem atire beatas para o chão ou descarte indevidamente os resíduos, a verdade é que uma mudança de atitudes continua por acontecer. As nossas ruas, praias e florestas continuam a ser o destino de toneladas de lixo. É urgente mudar comportamentos!

O “CleanUp Aveiro” procura combater o desinteresse e a indiferença da comunidade face ao descarte indevido de lixo, sensibilizando a população através de ações de limpeza das ruas, florestas, rios e praias da região, com a participação ativa de todos. Realizamos estas ações em conjunto com escolas, universidades, empresas, associações e outras entidades, envolvendo ativamente todos os participantes na proteção do nosso planeta.

O simples ato de limpar torna-se numa força que une pessoas que, de outra forma, nunca sonhariam em trabalhar para o mesmo objetivo. Porquê? Porque, se for dada a oportunidade, todos podemos ajudar. Desde a nossa casa à nossa rua, do nosso bairro à nossa cidade, todos fazemos parte de uma comunidade e todos nós podemos contribuir para um planeta melhor.

As nossas ações

Recolha de Lixo nas Praias

Os plásticos produzidos a partir de combustíveis fósseis já existem há mais de um século. A sua produção acelerou após a Segunda Guerra Mundial transformando o mundo de tal forma que, nos dias de hoje, uma vida sem plásticos seria impraticável.

Embora a utilidade e valor do plástico sejam indiscutíveis, as propriedades que os tornam tão úteis - como a durabilidade e resistência à degradação - também os tornam quase impossíveis de serem destruídos pela natureza. Muitos destes produtos, tais como sacos de plástico, embalagens para alimentos e garrafas de água, têm um ciclo de vida de minutos ou horas mas podem persistir no ambiente durante centenas de anos[3]. O destino final destes resíduos, a par de muitos outros é, invariavelmente, o mar. Estima-se que o plástico represente 80% dos resíduos marinhos[4]. Um problema que parece distante mas que, literalmente, acaba por dar à costa.

Quem de nós já não encontrou uma beata no meio do areal ou uma garrafa de plástico perdida? Desde garrafas de plástico e vidro a redes, beatas, anzóis, equipamento de pesca e pneus, infelizmente é possível encontrar um pouco de tudo nas nossas praias.

As atividades de recolha de lixo nas praias são precedidas de uma visita preliminar e do contacto com as entidades responsáveis pela manutenção da praia - freguesias ou autarquias. Os resíduos recolhidos são devidamente separados sendo, de acordo com o tipo de resíduo e estado de degradação, enviados para reciclagem, valorização energética ou, em último caso, aterro.

Limpeza da Ria

A Ria de Aveiro é uma estuário lagunar com mais de 45 km de extensão que existe na região de Aveiro, entre Ovar e Mira[5]. Nela desaguam os rios Vouga, Antuã, Boco e Fontão, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e São Jacinto, em Aveiro. Rica em peixes e aves aquáticas é uma área de enorme interesse ecológico, sendo um local de eleição para a prática de desportos náuticos e turismo. Ainda que tenha vindo a perder, de ano para ano, a importância que já teve na economia aveirense, a produção de sal é ainda uma das atividades tradicionais mais características de Aveiro.

Infelizmente, apesar da sua infindável beleza, enorme biodiversidade e valor económico, a Ria de Aveiro é, muitas vezes, destino de enormes quantidades de lixo. Embalagens, anzóis, linhas de pesca, redes, sacos de plástico, garrafas, esferovite e pneus são inconscientemente largados na sua água ou trazidos pelos seus afluentes e depositados nas margens.

À semelhança das limpezas da praia, os resíduos recolhidos nas limpezas da Ria são separados sendo, de acordo com o tipo e estado de degradação, enviados para reciclagem, valorização energética ou, em último caso, aterro.

Recolha de Beatas

Todos os anos são produzidos mais de 6.5 biliões (6.500.000.000.000) de cigarros em todo o mundo, acabando dois terços destes indevidamente descartados no ambiente. Estima-se que, só em Portugal, sejam atiradas para o chão cerca de 7000 beatas por minuto. Os filtros dos cigarros - “beatas” - vão parar aos cursos de água e ao mar, sendo um dos objetos mais encontrados nas recolhas de lixo nas praias[6].

As beatas não são biodegradáveis - são feitas de acetato de celulose, uma fibra de plástico, e levam entre 18 meses a 10 anos para se decompor, libertando milhares de partículas microplásticas no processo[7]. Contaminando tanto ecossistemas terrestres como aquáticos, as beatas são facilmente confundidas por comida pelos animais e, uma vez na cadeia alimentar, podem acabar nos nossos pratos[8]. Além disso, as beatas não contêm apenas plástico, mas sim um cocktail de substâncias tóxicas: formaldeído, arsénico, chumbo, nicotina, cobre e uma variedade de pesticidas[9]. Uma beata é o suficiente para contaminar 1000L de água[10], a quantidade média que um português utiliza durante uma semana[11]. As beatas representam assim uma ameaça para o ambiente, ecossistemas e saúde humana.

Depois de definido um percurso, e com o acompanhamento dos nossos monitores, as beatas são recolhidas, contabilizadas, armazenadas e enviadas para um parceiro onde são devidamente processadas.

Os nossos parceiros

O “CleanUp Aveiro” faz-se graças aos seus parceiros - associações, empresas e outras entidades que se juntam para fazer das nossas ruas, e do nosso planeta, um lugar mais limpo. Gostava de associar a sua empresa ao “CleanUp Aveiro”, enquanto parceiro, e assim ajudar-nos a fazer do nosso planeta um lugar mais limpo?

Organizador:

Coorganizador:

Silver Partners:

Parceiros:

Apoio: