Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais de 64 mil beatas fora das ruas de Aveiro

De forma a recolher o maior número de beatas possível, a Agora Aveiro juntou-se ao Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro e à Escola Profissional de Aveiro para tornar a cidade mais limpa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 45 segundos

© Helder Berenguer, João Simões

Estima-se que, em Portugal, sejam atiradas para o chão cerca de 7000 beatas por minuto, totalizando mais de 3,7 mil milhões de beatas, por todo o mundo, anualmente. As beatas de cigarro não são biodegradáveis. Os seus filtros, compostos por plástico e outras substâncias tóxicas, podem demorar mais de 10 anos a se decompor. Cada uma destas beatas representa assim uma ameaça para o ambiente, causando poluição nos solos e nos cursos de água. É fundamental cuidar do ambiente que nos rodeia de forma a mantê-lo saudável e limpo, para que possamos dele usufruir no futuro. No entanto, algumas pessoas escolhem não o fazer e, mesmo existindo multas para o descarte indevido de beatas, não se verifica uma mudança visível no comportamento da comunidade. Torna-se necessário intervir e promover esta mudança! 

Está na hora de quebrar o hábito! Assim, o projeto “CleanUp Aveiro” da Agora Aveiro organizou a sua terceira e última ação, uma mega Recolha de Beatas. Depois de recolher 65 Kg de lixo nas praias da Costa Nova e da Vagueira no dia 8 de maio e de, mais tarde, a 9 de outubro, retirar 80 Kg de lixo das margens da Ria de Aveiro, em Veiros, a nossa Patrulha da Beata decidiu intervir nos espaços em frente às nossas casas - as ruas de Aveiro. 

Dia 17 de novembro marcou o início desta ação, com uma recolha realizada pelos estudantes do Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro, e estendeu-se por mais sete dias, de 22 a 29 de novembro, com recolhas feitas pelos alunos da Escola Profissional de Aveiro. Durante este período, 335 voluntários abraçaram o lema “Be The Change” e meteram as mãos à obra pelos caminhos da cidade de Aveiro. No final, foram contabilizadas um total de 64 743 beatas. Estas foram guardadas num expositor de vidro com o lema “A beata é tua, Aveiro é de todos” para chamar à atenção da população para a facilidade com que se encontram beatas nas ruas. Após esta “exposição”, as beatas serão entregues à Rede Biatakí para que integrem o seu programa de upcycling de beatas.

Estas ações procuram levar as pessoas a questionar as suas atitudes no dia a dia, e alertar para o problema, de modo a ficarem sensibilizadas para mudar e promover a mudança. Apesar desta recolha de beatas marcar o final deste projeto (por agora), ainda há muito trabalho pela frente. E tu, já pensaste no que podes fazer para melhorar a tua cidade?

A Recolha de Beatas é a última de três ações integradas no projeto “CleanUp Aveiro” da Agora Aveiro. Foi feita em colaboração com o Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro e a Escola Profissional de Aveiro. Contou com o Glicínias Plaza, a FNAC Aveiro, a Bxpress e a Grestel como Main Sponsors e a S-Vitech como Golden Sponsor. Teve como parceiros o Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, a Associação BioLiving e a Rede Biatakí. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Ana Filipa Rodrigues